DÚVIDAS FREQUENTES - FAQ

Por quê optar por uma casa de madeira pré-fabricada?

•Maior rapidez de construção face a outro tipo de construções mais convencionais;

•Facilidade de manutenção e baixos custos de preservação;

•Possibilidade e facilidade de alterações futuras;

•Elevada durabilidade;

•Elevada qualidade;

•Uso de materiais ecológicos.

Uma casa de madeira pode ser construída em qualquer local (campo, cidade ou litoral) e região do país?


Sim. As casas de madeira oferecem conforto incrível. Como usamos espécies brasileiras, são habituadas ao clima tropical, e por isso pode ser construída na montanha ou nas zonas urbanas.


Qual a durabilidade de uma casa de madeira?

Casas feitas de cerne de madeiras duras, como grápia ou angelim, duram tanto ou mais que uma de alvenaria, exigindo muito pouca manutenção, que se restringe à renovação do verniz ou da pintura, quando estes se apresentarem desgastados.

 

As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que permitem preservar a madeira dos insectos, fungos, raios UV, umidade, etc.

 

A verificação de tempos em tempos das condições das telhas, calhas e rufos, são comuns em qualquer tipo de construção. Com alguns poucos cuidados a casa de madeira dura gerações, sempre preservando o conforto a beleza e a nobreza da madeira.

 

As casas de madeira têm um bom isolamento?

Em termos de isolamento térmico, as casas pré-fabricadas de madeira saem ganhando:
- 6 vezes maior que as de construção em tijolo;

- 15 vezes superior às de concreto;

- 400 vezes superior às de aço; e
- 1770 vezes superior às de alumínio.

 

Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, poupando assim energia que pode ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria. Uma parede de madeira com 3,5cm de espessura equivale a uma em cimento com 8,23cm.

 

Também no caso do isolamento acústico, as casas de madeira são eficientes, pois este material absorve uma grande parte da energia e das ondas sonoras, revelando-se uma habitação bastante silenciosa.

Casas de madeira pega fogo fácil?


Ao contrário do que muita gente pensa, é tão difícil uma casa de madeira queimar quanto qualquer outra, principalmente as madeiras de alta densidade como grápia/garapeira e angelim.

As madeiras de alta densidade têm como característica a queima lenta, de forma que as altas temperaturas necessárias para a propagação da chama demoram a ser transmitidas, facilitando o seu confinamento e controle.

Claro que a secção dos elementos de madeira também são importantes. Quanto maior a secção, maior a sua resistência.

Na maioria das nossas construções utilizamos madeiras estruturais com elevadas secções.

Preciso de mão de obra especializada?


Com exceção do carpinteiro ( montador ) do kit para o levantamento de paredes e demais trabalhos em madeira, qualquer bom pedreiro e sua equipe podem trabalhar das fundações aos acabamentos. O cliente tem a opção de contratar os profissionais de sua confiança ou bem recomendados, OU optar por contratar a nossa equipe.

Quanto aos carpinteiros montadores, a CASAS RIO responsabiliza-se pelas equipas profissionais qualificadas para o trabalho, que executará a montagem de acordo com o projeto.

Posso fazer meu próprio projeto?


Sem dúvida. O cliente pode modificar nossos projetos padrão, com o fim de adequá-los às suas necessidades específicas, como também trazer seus próprios desenhos e ideias.

Podemos construir também sobre lajes ou casas já existentes, geralmente com poucas modificações. No máximo serão adaptações ao sistema pré-fabricado.

O que é madeira nobre, ou de lei?


São consideradas madeiras nobres aquelas que, macias ou duras, têm elevadas durabilidade natural, bom aspecto geral, cheiro agradável ou ausência de cheiro, elevada estabilidade em todos os sentidos.

As madeiras nobres mais macias são utilizadas para fabricação de móveis finos e acabamentos sofisticados, algumas até em esquadrias e portas. Em espessuras mais grossas e com tratamento de autoclave, podem ser utilizadas na estruturação de casas.
As mais conhecidas são: mogno, cedro, imbuia, cerejeira, freijó, Pinho Elliot ou amendoim.

Já as madeiras nobres duras têm, além das qualidades acima, alta resistência estrutural, e são usadas não só para a construção de casas, como também para obras de engenharia em que suas qualidades são imprescindíveis.
As mais destacadas desta classe são: ipê, cumaru, grápia e angelim.

Quando chove pode entrar água?


A probabilidade de ocorrerem infiltrações numa casa de madeira é a mesma que numa casa de alvenaria, ou seja, não depende do material de construção utilizado e sim da correcta execução do emboço do telhado, o uso de telhas de boa qualidade, a aplicação bem realizada de calhas e rufos nos locais indicados, e assim por diante.

 

A colocação de mantas impermeabilizantes (subcobertura) também é recomendada, qualquer que seja o tipo de construção.

“E se alguma peça de madeira empenar?”

Realmente, qualquer que seja o tipo e a qualidade da madeira, uma peça ou outra, dependendo de determinadas características peculiares à mesma, tais como distribuição das fibras, teor de umidade, esforços aplicados, etc., pode apresentar o defeito chamado empenamento.

Esse problema ocorre quase que somente durante a fase de secagem da madeira, ou seja, enquanto não atinge o teor de umidade de equilíbrio com o meio ambiente alguma peça pode empenar.

Como os componentes da casa são montados ainda com teor de umidade acima do ponto de equilíbrio, vai ocorrer uma secagem natural durante e após a construção da mesma e é esse o período – que geralmente dura por volta de seis meses, podendo chegar a um ano – sujeito ao fenômeno.

Por isso, nesse período, nós retornamos à casa para fazer uma vistoria técnica e ver como as madeiras estão se comportando.

Nas raras ocasiões em que o empenamento afetar a aparência estética do conjunto ou dificultar a sua operacionalidade, o componente é substituído sem ônus para o cliente.

Devido à funcionalidade das nossas construções, a eventual substituição de peças, feita por pessoal qualificado, é simples, rápida e limpa.  A própria construção da casa, com a solidarização total de todos os componentes, impede ou dificulta extremamente que unidades trabalhem de forma distorcida.

Pintar ou envernizar: o que escolher?


Isso depende do gosto do cliente. A madeira aceita qualquer acabamento, seja verniz ou tinta.

 

O verniz, por ser transparente, permite preservar a aparência natural da madeira.

Nesse caso, é conveniente utilizar vernizes foscos ou stain protetivo, cuja textura realça o aspecto do material.

Para áreas externas, o verniz deve ser do tipo filtro solar, da melhor qualidade possível, pois é conhecida a pouca durabilidade dos vernizes quando expostos ao tempo.

Já o stain é bem mais durável em paredes externas. É um material com grande durabilidade, repelente à água, incorpora componentes preservantes da madeira e é apresentado em diversas cores além do tipo incolor.

De onde vem as madeiras?


As madeiras duras vêm do Pará e do Mato Grosso.

Hoje é uma exigência, rigidamente fiscalizada pelo IBAMA, que toda a empresa dedicada à produção de madeiras de lei tenha um projeto de manejo sustentado, de modo a garantir a perenidade da fonte de matérias primas, tanto pela reposição quanto pela indução da recuperação natural das áreas exploradas, mediante técnicas florestais constantemente aperfeiçoadas. Por isso nossos fornecedores são selecionados a partir de seu compromisso de sustentabilidade e legalidade.

Já as madeiras macias são provenientes de florestas controladas do Sul e Oeste do Brasil, com manejo constante e controle efetivo de impacto ambiental.

Toda a madeira bruta transportada no Brasil deve ser acompanhada de uma guia florestal (DOF) que comprova a origem da mesma e sua adequação às normas federais. O cliente recebe uma cópia deste documento para apresentar às autoridades competentes na hora da legalização da sua casa ou obra.

Os bichos podem atacar a madeira e acabar com a minha casa?


As madeiras de cerne duro são altamente resistentes a ataques de insetos.

Já as madeiras macias, de baixa densidade, são devidamente protegidas para que a sua resistência aumente significativamente a elementos destruidores, como bichos e fungos. A CASAS RIO só comercializa madeiras macias tratadas em autoclave e com certificado de garantia da empresa beneficiadora.


E pode apodrecer?


O que pode causar o apodrecimento de certos tipos de madeira, sob condições propícias, é o ataque de fungos que agem em presença de umidade constante e em contacto com o ar.

É importante lembrar: é praticamente impossível a reprodução, numa residência, das condições ideais para o ataque dos fungos, mesmo nas áreas molhadas como banheiro e cozinha.

Mas afinal, é segura?


As paredes de madeira são tão resistentes quanto as de outros materiais.

Se a preocupação está relacionada à segurança patrimonial (invasões), pode-se dizer que as dificuldades ou facilidades são as mesmas que as de qualquer outro tipo de construção, ou seja, janelas, portas, telhado, são as vias de acesso normalmente utilizadas e nesse caso, tanto faz se a construção é de alvenaria ou de madeira.

Mas nem o Lobo Mau consegue derrubar!

Hum...tudo isso é interessante. E quanto tempo fica pronta?


O prazo mínimo é de 90 dias úteis, a partir do início das fundações até o acabamento.

As fases mais rápidas são: a fundação, em torno de 25 dias quanto o terreno está plano e seco. A montagem do kit, cobertura e instalação de portas e janelas ocorre em 25 dias úteis em média (casa de mais ou menos 130 m2).

 

A fase mais demorada é a de acabamentos: leva cerca de 45 dias e são executados colocação de pisos e revestimentos, execução da hidráulica, pintura (verniz ou tinta), instalação de louças e metais, elétrica e seus componentes e forro.

A CasasRIO adota um sistema de tabela em seu contrato onde cada intervalo de área construída tem seu próprio tempo de construção. Isso garante segurança e permite o planejamento para o cliente.

E ai? Vamos colocar esse sonho pra frente?